terça-feira, 19 de abril de 2011

Efeito da Ação de Compartilhar


 
Durante os 21 dias na Costa do Marfim
11:02
Uma amiga, esposa de pastor, me enviou esse relato de uma de nossas companheiras na Obra na Costa do Marfim e achei muito forte, me trouxe lágrimas nos olhos...


Oi D. Paula arrumei uma net aqui para escrever bem rapidinho, a coisa aqui ficou preta mesmo, pra ganhar tempo pois a net é limitada, escrevi durante 2 semanas o que vivi e aqui esta:

Quinta feira 31 de março de 2011

Sao 13 horas nosso responsavel como outros pastores nao conseguiram sair de casa os conflitos erao muitos , milhares de homens armados atirando pra todo lado, cada um do seu lado com suas razoes mais com um unico objetivo , matar !

Eu André e alguns pastores conseguimos chegar na sede em meio aos tiros, eu tento me consentrar no meu trabalho no escritorio, acreditando que os tiros vao parar, apezar de ter visto varios corpos pela rua…

Derrepente um estrondo tremeu tudo nos jogamos no chao e la ficamos por meia hora até os barulhos diminuirem. O Bispo liga e diz devemos ir pra casa, feichamos tudo as presas e vamos…

Temos que levantar os braços para indicar que nao estamos armados, as ruas desertas e mais corpos no caminho, mais conseguimos chegar em casa…

Aquela noite ninguém dorme pois os estrondos sao perturbadores…

Sexta feira 01 de Abril de 2011

Amanheceu e os tiros continuam, somos 12 casais (pastores) aqui no condominio estamos bem mais nossa preocupaçao é com os outros pastores, auxiliares, com o proprio Bispo, os obreiros o povo em fim. O que esta acontecendo sera que estao bem ? Tentamos ligar uns para os outros mais as linhas telefonicas forao cortadas

Começamos a orar juntos pela manha ao meio dia e as 17 horas, sem falar que ja estavamos em propoxito de oraçao de 6 em 6 Horas et nos 21 dias do jejum de Daniel.

A noite cai e os tiros nao parao as bombas explodem insistentemente

Sabado 02 de Abril de 2011

Como dormir é quase impossivel colocamos a cabeça pra fora assim que o dia amanhece, temos pouca comida em casa, decidimos ir no centro comprar comida, nao podemos ir de carro pois quem saisse de carro seria ameassado com uma arma e obrigado a descer dele e ver eles indo embora.

Entao vamos à pé sao 8 Kilometros ida e volta os tiros e bombas continuao distantes mais continuao, para nossa surpresa chegamos na rua principal e damos de cara com uma multidao preocurando o mesmo que nos, comida.

Era uma confusao, poucos lugares abertos e milhares de pessoas querendo comprar a fila nao era respeitada, na padaria muita briga por um pao, na feira as poucas pessoas que forao vender tinhao pouca coisa e a um preço absurdo, mais nao tinhamos escolha compramos o que achamos e conseguimos comprar pois o medo o desispero era grande da parte das pessoas, o que as faziam brigar se agredir por um saco de arroz, além do mais temos que voltar rapido pra casa pois o toque de recolha é ao meio dia.

O dia esta acabando e os pastores combinao de ir à igreja amanha pela manha !

Domingo 03 de Abril de 2011

Ainda bem sedo o bispo liga e diz que devemos ficar em casa pois ele tentou sair e foi obrigado a se deitar no chao com uma arma apontada pra cabeça dele por 20 minutos e pela mao de Deus o deixaram voltar pra casa, mais com uma ameassa de que nao fosse pra igreja…

E revoltados nos nos colocamos à orar pois era inadimicivel ficar em casa domingo, em algumas igrejas tiverao reuniao com 10, 17, 30 pessoas corajosas que morao mais perto e se ariscarao …

A tarde nos reunimos e buscamos a presença de Deus, e ELE se fez presente, eu posso ouvir a doce voz do Espirito Santo que nos consola nos da força, uma paz interior, uma traquilidade que so Ele pode dar, apezar de escutarmos os extrondos tinhamos segurança.

A noite cai e vamos tentar dormir…

Segunda 04 de Abril de 2011

Acordamos com a noticia de que uma igreja foi destruida roubarao tudo so deichando os bancos, o povo e obreiros ligam preocupados conosco, mais a energia é coratada e os celulares começao a descarregar, a aqua também ja vem muito pouco, o gaz temos que economizar assim como a comida nao sabemos quando poderemos sair …

Sao 16 Horas e percebemos muitos elecopteros sobrevoando muito baixo… A embaixada do brasil liga querendo saber o lugar exato em que estamos e nos diz que devemos reunir domumentos em lugar seguro para que em caso de resgate estejamos preparados … Claro no nosso coraça agente amarra disendo: de geiito nenhum !

16 e 45 estamos prontos para a oraçao de 17 horas mais observamos algo estranho que o elecoptero deixa cair do ceu à alguns kilometros de nossa casa e derrepente aquilo explode estremecendo tudo, e outro elecopiteros continuao fazendo o mesmo, vamos todos para a cozinha nos deitamos no chao e oramos, tenho muito medo como munca tive na minha vida fecho os olhos e so me resta confiar em Deus … Era a frança que estava bomabardiando 4 pontos, A casa do presidente, a presidencia, e 2 campos militares un dele à 5 kilometros de nossa casa… Nosso pensamento vai no nosso povo nos obreiros, nos outros pastores os auxiliares que estao nas igrejas.

E si uma dessa bombas caem em uma igreja ? Como esta o Bispo ?

Nao tem Luz, nem linha telefonica a noite vem e os extrondos continuao derrubaram um elecoptero, onde ele caiu ?

E assim passamos a noite no chao da cozinha nao dava pra dormir com aquele barulho todo sem saber se iriamos ser atingidos, uma escuridao medonha…

Terça feira 05 de abril de 2011

Adormeci o cansasso me venceu… Ainda escuto bombas !

Todos felizes por estar vivo ! Glorificamos a Deus e pedimos sem cansar pelos outros !

Passamos o dia em oraçao que ja nao sao de 6 em 6 horas e nem 3 vezes ao dia mais de 1 em 1 hora, tentamos passar o dia as mulheres limpando a casa, lemos a biblia, livros em fim… O dia passa … nos temos sempre a esperança de que amanha poderemos voltar a vida normal, mais

Quarta feira 06 de Abril de 2011

Dormi essa noite, graças a Deus ! Decidimo sair pra comprar carvao pois o gaz vai acabar a qualquer momento, chegando no centro a situaçao é ainda pior, tem menas coisas o que tem esta mais caro, conclusao os saqueamentos começaram os poucos super mercados que temos estao completamente vazios e destruidos…

Nao compramos muita coisa por nao ter e por que o valor que normalmente fazemos a compra do mes hoje so da pra comprar comida de 1 semana… Voltamos cansados de andar lutar pra conseguir as coisas e revoltados de ver a situaçao da populaçao.

Depois de 3 dias sem luz ela voltou Graças a Deus tiamos medo de que estragasse o pouco que temos, nem agua gelado temos !

Mesmo que nao estivessemos no jejum dos 21 dias nao poderiamos acompanhar as noticias pois a unica emissora de TV foi bombardiada ! Mais foi declarado um « cessar fogo »

Sao meio dia e estamos reunidos para orar quando o bispo liga dizendo que homens armados entrarao na casa dele roubarao coisas e o carro, Damos graças a Deus, pois poucos minutos antes ele tinha ido à esquina tentar comprar algo e foi no momento em que os homens entrarao encontrando a esposa dele e filha, nao fizerao nem um mal à elas !

Nossa revolta almentou !

A tarde chega a noticia de que 2 morteiros forao lançados na sede destruindo uma parte do muro e um carro da igreja que estava estacionado… Mais uma vez um livramento pois as mais de 30 pessoas entre esposa pastores auxiliares e alguns obreiros que tem dormido la nao tiverao nem um arranhao, Deus tem ouvido nossas oraçoes !

Sao 17 horas e vamos Buscar a presença de Deus e participar da Santa Ceia improvisada em casa mesmo, foi uma bençao algo tao forte, como na igreja primitiva o Espirito Santo estava ali nos fortalecendo, e dando paz… Sempre lembrando do nosso povo e obreiros agente pede ao Espirito Santo de les dar a mesma paz e certeza la onde eles estao !

Quinta feira 07 de Abril de 2011

O dia esta aparentemente calmo o toque de recolha é ao meio dia entao as pessoas correm para preocurar algo pra comer e hoej as farmacia se abriram, mais sao centenas de pessoas muita confusao, imaginamos quantas pessoas estao machucadas sem atendimento medico sem dinheiro, paro pra pensar nos hospitais, uma pessoa que tem problema de coraçao no momento das bombas nao sei o que pode acontecer…

A estimativa dos mortos até entao somente nessa semana é de 1500 pessoas sem falar nos feridos !

Uma semana em casa, é revoltante ! Agradecemos a Deus por estarmos com vida termos o que comer, termos aqua e luz, pois sabemos que muitos nao tem nem isso !

Sempre em oraçao para que nao falte nada ao nosso povo e obreiros acaba o dia e vamos tentar dormir… Pois agora as envasoes em residencias virarao rotina, os estruplos e violencias sao constantes, mais vamos crer pois se o Senhor nao edificar a casa…

Sexta feira 08 de Abril de 2011

Amanheceu o dia nao escutamos tiros, apesar de que alguns pastores que forao no centro voltarao dizendo que tem muitos homens armados perto de nossa casa.

Acabamos de almoçar, quando vou lavar a louça um tiroteio começa em nossa rua, ficamos deitados no chao da cozinha orando até as 15 horas foi quando as bombas e tiros cessarao, mais graças a Deus estamos todos bem !

Sabado 09 de Abril de 2011

Pela manha os pastores forao na cidade e voltarao dizendo que ha 6 corpos na nossa esquina devido o conflito de ontem, de em 4 kilometros tem mais de 5 barragens onde as pessoas e carros (os poucos que arriscao de sair de carro, sao revistadas…

Nos reunimos para ouvir uma mensagem do Bispo Macedo que nos fortaleceu ainda mais, a dificuldade era escutar a messagem (que o André traduzia simultaniamente para os pastores que nao falao português) em meio aos tiros e bombas que começarao exatamente as 16horas.

Recebemos a noticia de que 3 casais de pastores que morao em outro bairro tiverao que deixar a casa e correr pra igreja, entao nossa oraçao foi exclusivamente voltada para eles…

A noite ja caiu e os tiros continuao, estamos todos trancados em casa orando para que possamos dormir em paz, apezar da revolta no coraçao por nao poder ir à igreja mais uma vez amanha pela segunda vez ficaremos em casa em um domingo.

Os membros nos ligao dizendo que nao tem como ir a igreja amanha em fim… Os pastores decidiram arriscar e ir todos em uma igreja mais proxima aqui do nosso bairro à uns 9 kilometros de nossa casa, irao à pé apenas as esposas e 2 pastores ficarao em fim assim foi programado veremos amanha como sera.

Domingo 10 de Abril de 2011

Os pastores forao à igreja e voltarao em paz, tiverao que parar em algumas barragens, o problema é que quando eles veem que sao missionarios eles ficam nervosos porque dizem que os cristaos oram contra eles, os pastores tentao explicar que orao pela paz e mais nada, mais eles nao gostao muito… Entao fizemos carta de voluntarios da ABC e sera esse o documento que apresentaremos agora.

Tivemos reunioes em algumas igrejas, fiquei muito feliz com aligaçao de uma obreira que me disse que alguns obreiros e membros orarao dentro da Igreja que foi destruida mesmo assim eles oraram, eu disse pra ela é isso que Deus espera de nos, uma fé propria e idependente, quanto nos temos o E Santo nao dependemos de pastor de igreja mais temos uma fé propria… Uma menian do PA também me ligou disse que esta bem, mais infelismente tem um obreiro que trabalha comigo na EBI que esta desaparecido, eu creio que ele esta bem Deus é fiél !

Os extrondos continuam, é estranho mais nos acostumamos com eles ja nao nos assustam tanto, oramos as 17 horas buscamos a força de Deus o que nao nos tem faltado, tenho certeza de que isso vai acabar, essa certeza vem do Espirito Santo !

Chove bastante o tempo parece mostrar sua revolta ! Ficamos sem luz durante o dia mais ja chegou.

Eu oro para que amanha possamos sair de casa … Nesse momento elecopteros e avioes sobrevoao aqui bem perto, so Deus pode nos quardar nunca sabemos quando e onde eles vao bombardiar ou metralhar, so contamos com a proteçao de Deus !

Até aqui nos ajudou o Senhor!

Temos o que comer aqua e luz, ja nao se ouve bombardeios, o que reina agora sao as invasoes nas casas por isso contamos com a proteçao de Deus e mais nada so ELE pra nos guardar...

 01/04/2011 19h42 - Atualizado em 01/04/2011 20h13
Conflito armado na Costa do Marfim já deixou 800 mortos.
Combates violentos se espalham por maior cidade da Costa do Marfim.
Tropas leais ao presidente Laurent Gbagbo enfrentam oposicionistas.
Organização Cruz Vermelha relata 800 mortes em Duekoue, oeste do país.
Combates ferozes ocorreram na sexta-feira em toda a cidade de Abidjan, a maior da Costa do Marfim, onde as tropas leais ao presidente Laurent Gbagbo enfrentavam ataques das forças que apoiam o oposicionista Alassane Ouattara, que reivindica a Presidência.

Os confrontos mais pesados se concentraram ao redor da sede da televisão estatal. A emissora saiu do ar depois de atacada pelos partidários de Ouattara ao longo da noite de quinta-feira (31), mas retomou a transmissão de imagens pró-Gbagbo no fim da sexta-feira.

O estrondo de armas pesadas era ouvido constantemente perto da residência de Gbagbo e do palácio presidencial, ambos sob ataque, bem como de duas grandes bases militares. Com isso, a principal cidade marfinense se tornou uma zona de guerra.

"Nós podemos ouvir tiros e ver soldados se deslocando, mas há também civis armadas correndo pelas ruas", disse Camara Arnold, morador do bairro de Cocody, próximo da TV estatal e da casa de Gbagbo.

Dois helicópteros de ataque MI-24, pertencentes à missão de paz da Organização das Nações Unidas (ONU), circularam sobre a lagoa na região central de Abidjan, mas não intervieram.

Gbagbo se recusou a entregar o poder depois da eleição de 28 de novembro, na qual foi derrotado por Ouattara, segundo o resultado da apuração, que teve o aval da ONU.

As potências ocidentais e a União Africana também reconheceram a vitória de Ouattara. No entanto, seu governo vem sendo afetado por um grande número de deserções militares.

A União Africana, a França (a ex-metrópole), os Estados Unidos e o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, pediram que ele renunciasse imediatamente.

Mas os partidários de Gbagbo se entrincheiraram em Abidjan e um assessor dele que vive em Paris disse que a sua rendição 'está fora de questão.'

As forças que apoiam Ouattara foram para Abidjan na quinta-feira, depois de uma rápida arrancada em direção ao sul, que encontrou pouca resistência inicial.

Mas agora elas enfrentam os combatentes mais leais a Gbagbo, os cerca e 2.500 integrantes da Guarda Republicana, espalhados por Abidjan, além dos militares do Exército regular que permaneceram fiéis ao presidente.

800 mortos
"Pelo menos 800 pessoas" morreram na terça-feira, 29 de março, durante atos de violência em Duekoue (oeste), informou nesta sexta-feira o Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV).

"Dados sobre o assunto foram reunidos por delegados do CICV que foram ao local nos dias 31 de março e 1º de abril", disse uma porta-voz do Comitê, em Genebra, Dorothea Krimitsas.

Ela contou que os delegados da Cruz Vermelha viram "uma grande quantidade de corpos".

"Tudo parece indicar que se trata de atos de violência entre as comunidades", acrescentou a porta-voz.

Segundo a Cruz Vermelha, "dezenas de milhares de mulheres, homens e crianças" fogem dos combates e saques na cidade desde segunda-feira passada.
A cidade e seus arredores já foi duramente atingida várias vezes pela violência.

Força da ONU
As forças de paz da ONU na Costa do Marfim mataram pelo menos cinco soldados leais a Gbagbo durante um confronto em Abidjan. Três membros do contingente da ONU foram mortos em um incidente separado, segundo um documento interno da organização visto na sexta-feira pela Reuters.

A ONU acusa o campo de Gbagbo de cometer abusos contra civis e instigar sentimentos contra a organização. Nesta sexta-feira, a ONU também pediu a Ouattara que controle as forças rebeldes e citou relatos não confirmados de que os insurgentes haviam sequestrado e maltratado civis.

Não há dados sobre mortos e feridos, mas a ONG Médicos sem Fronteira informou ter tratado pelo menos 80 pessoas nos últimos dois dias, na maioria feridos a tiros.


Beijos continue orando por favor!

Nenhum comentário:

Postar um comentário